2 de agosto de 2013

Aniversário Vegetariano

Hi Guys! Long time no see!

http://www.glorioustreats.com
  É, os posts andam parados, eu sei! Mas a resposta é simples: Tá parado por que a vida tomou o seu curso, porque a fase de adaptação, onde tudo é novo e lindo, passou. Posso dizer que depois de 3 anos morando no Canadá, estou completamente acostumada e adaptada, e não me sinto mais inspirada em escrever sobre coisas que agora fazem parte do cotidiano. Mas claro, eu adoro postar por aqui, e gosto de escrever sobre as diferenças culturais, novos pratos e sabores, e tudo de interessante que vejo não só nos Canadenses mas também nos outros imigrantes, e é mais ou menos sobre isso o post de hoje.

   No fim de semana passado, fomos em um aniversário na casa de uma familia da Guiana, e eles são vegetarianos. A comida servida lembrou muito a comida indiana, pois era temperada com curry, só que bem menos forte. 
  O curry é um tempero que ou você ama, ou odeia, eu particularmente adoro, mas confesso que se comesse todo dia eu iria enjoar. Bem, sou uma exceção, a grande maioria dos brasileiros que conheço não gostam de curry, e fogem da comida indiana justamente por isso. Pra quem quer conhecer alguns pratos do sul da Ásia, experimentem o Butter Chicken (frango temperado com um molho de curry e outros ingredientes)  e o Samosa (parece um pastel com recheio de legumes, experimentem o mild, os mais apimentados só se vc sobreviver as primeiras degustações).

http://www.annies-eats.com
  Bem, voltando ao assunto do aniversário, foi servido vários bolinhos de entrada, parecia bolinho de chuva salgado, uns tinham recheio que parecia frango, mas como a familia é vegetariana, eu não faço nem idéia o que era aquele recheio, era bom, mas não causou tanto impacto em mim quanto as rosquinhas de nome "Bara". Perguntei para o pai da aniversariante o que era, ele me explicou como era feito mas eu não conhecia todos os ingredientes, guardei o nome do quitute para pesquisar mais tarde no mestre google a receita. Entre outros ingredientes que não costumo usar, na rosquinha vai farinha de ervilha, ou farinha de lentilha, depende da receita, isso deixa um sabor delicioso e diferente de todas as rosquinhas e bolinhos que já comi na minha vida, e confesso que sou uma grande apreciadora de bolinhos!
  
  Mais tarde veio o jantar, os únicos pratos que conhecia era a lasanha de queijo e o arroz branco, tinha um macarrão com legumes e uns grãos de feijão grande, parecia tremoço, e alguns molhos de curry, um com ervilhas e tofu, e outro com grão de bico, os molhos a gente come com o Roti, que parece um crepe, uma panqueca, e se corta com as mãos e mergulha no molho, adorei o Roti!
  Depois de sobremesa tinha uma mesa com várias frutas, um bolo que parecia bolo de aipim cremoso, e uns quadradinhos de fudge, parece a nossa rapadurinha de leite, uma delicia e muuuito calórico.
  Finalmente veio o bolo, cantaram parabéns, e ninguém sentiu falta de coxinha e brigadeiro na festa (eu porque comi um monte e eles porque não conhecem essas delícias dos aniversários brasileiros).

  Os aniversários canadenses em geral são bem mais saudáveis e menos gostosos que os brasileiros, é muito comum ver mesa de legumes e frutas para a criançada, e elas adoram, nunca vi tanta criança comendo brócolis e pepino e achando bom como aqui. Acho isso maravilhoso, mas confesso que os primeiros aniversários que fui estranhei muito, pois no Brasil aniversário significa farra gastronômica, e aqui não é bem assim, tem bastante comida pra todos, mas aniversário de criança tem que ter coisas saudáveis, além dos cookies, pizzas e sanduíches.

  Como fiquei encantada com o Bara, procurei várias receitas para colocar aqui no Blog e tentar fazer igual, achei até um vídeo bem interessante de uma Guianesa, ela faz o Bara em forma de bolinhos, mas vários sites vejo em forma de rosquinha. Reparem no sotaque Guianês:


  Os ingredientes usados são diferentes dos que costumamos cozinhar no Brasil, mas vale a pena tentar, fica maravilhoso! Traduzi uma outra receita caso vc não entenda a receita do vídeo:

http://www.homemadevegetarianrecipies.com/2011/02/dahi-bara-and-aloo-dum-sweet-and-tangy.html
1 xícara de farinha de ervilha, ou farinha de lentilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de pimenta picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 dente de alho picado
1 colher de chá de curry em pó
Água para misturar
1 litro de óleo para fritar

Instruções:
Peneire os ingredientes secos juntos, em seguida, adicione todos os outros ingredientes e misture bem.
Adicionar água suficiente para fazer uma massa dura. Divida a massa em pedaços pequenos, do tamanho de pequenas batatas.
Faça rosquinhas e frite em óleo de soja ou da sua preferência até dourar.
Escorra bem e sirva quente com o molho que preferir.

  Bom apetite e bom final de semana a todos, e se não conseguirem fazer, façam bolinhos de chuva, que também são uma delícia! rsrsrs