31 de outubro de 2011

Quem tem medo do Halloween?

   Mais um Halloween por aqui nas terras geladas, e esse promete ser bem melhor!
  Ano passado, estavamos morando num apartamento, e o condominio não permitia as crianças pedirem doces pelos corredores, então fomos com a nossa filha na vizinhança, onde tinham as casas, e lá a Aninha pode brincar por quase 2 horas, batendo de porta em porta e pedindo "Trik or Treat", ganhando os doces para encher o seu baldinho, voltamos pra casa com 2 sacolas e meia de tudo quanto foi guloseima.
  Hoje será um pouquinho diferente! Enquanto o Alex vai passear com a Aninha e assombrar as ruas do bairro, eu fico em casa, esperando as crianças baterem e distribuir os doces, compramos algumas balas em formato de olho, dedo, morcego, gato preto, tudo bem característico com a data, e vamos dar um kit com um personagem de Halloween para colorir.
  Fiz uma busca on line de algumas "gracinhas" pra mostrar pra vocês as delicias do Halloween:





  Hummm... dá água na boca né? Rsrsrsrsrs. Pior é que é gostoso mesmo, só a embalagem que assusta, tem uns dedos de gelatina, numa calda vermelha, que é nojento demais, mas tem gosto de morango, um doce normal, como qualquer outro, mas quem disse que dá vontade de comer? Só sendo criança mesmo!!!
  A Tradição do Halloween por aqui é muito forte, no fim de semana antes do dia das Bruxas, as pessoas saem fantasiadas, geralmente os mais jovens, vão pras baladas, ou simplesmente vão passear pelas ruas, exibindo suas fantasias, que não precisa ser necessáriamente de Bruxa ou Lobisomem, a criatividade corre solta e se vê de tudo, de super herói até personagem de desenho animado.
  Queria fazer um resuminho sobre a origem da data e tal, mas como bateu a preguiça, e hoje o Halloween se resume em um quase Carnaval, uma data em que todo mundo sai de casa fantasiado pra se divertir, não tem mais porque deixar de brincar um pouquinho por causa de motivos religiosos ou crenças que já nem existem mais, aí vai um link pra quem quer matar a curiosidade: AQUI Ó!!!
  Happy Halloween pra quem comemora, e pro Brasil, não se preocupem, em fevereiro tem carnaval e daí todo mundo veste a fantasia por aí também!


7 de outubro de 2011

Thanksgiving

Horn of Plenty, símbolo da abundância

  Esse final de semana é prolongado por aqui, as familias se reúnem para comemorar o tão tradicional Dia de Ação de Graças no Canadá, um feriado que não existe no Brasil, então, até bem pouco tempo atrás eu nem sabia do que se tratava essa nova data no meu calendário.
  Procurando por sites pelo google, achei várias versões sobre a comemoração, que é um agradecimento simbólico, comemorando a boa colheita e fartura, atualmente, as pessoas agradecem também por conquistas pessoais e novas oportunidades na vida. 
  A América do Norte comemora o Thanksgiving em datas diferentes, no Canadá a colheita chega mais cedo, por isso o feriado cai na segunda-feira da segunda semana de outubro, nos USA é comemorado na quarta quinta-feira de Novembro, ou seja, um feriadão daqueles, uma festa quase tão tradicional quanto o Natal.
  Os primeiros banquetes tradicionais tem datas bem remotas, a versão mais popular é a de 1621, quando os colonos organizaram um enorme banquete ao ar livre, servindo pato, peru, peixe e milho, entre outros alimentos, para agradecer o progresso, depois de invernos rigiorosos que devastaram as lavouras. O tradicional Peru, assim como no Natal, não pode faltar à mesa farta, acompanhado de  frutas, verduras e legumes.
  Não temos muita experiência nessa nova data comemorativa, mas é sempre bom reservar um tempo e agradecer as bençãos que Deus prepara a cada ano pra gente.
  Feliz Thanksgiving a todos! Com ou sem feriado e comemoração, espero que a colheita desse ano tenha sido muito farta para todos vocês!