15 de abril de 2011

In the lunch time

  Hora do almoço na escola de Inglês.
  Ao meu lado direito, a Indiana liga pro marido, acho que dando algum "oizinho", só pra ver se tudo está bem, após comer o seu prato típico, um feijão bem pequeno parecido com lentilha, bem temperado ao curry. Ao lado da Indiana, as Russas comem suas saladas, parecida com salpicão, e uma fatia de pão integral caseiro, com centeio e aveia, enquanto conversam ao som dos "Erres" salientes da sua lingua.
  A polonesa, ao fundo, alimenta seu filho com mingau e frutas, após pegá-lo no childcare, e aproveita os minutos que restam pra brincar um pouquinho com ele. Os Chineses sairam da sala rindo de alguma piada em mandarim, e foram comprar café e donuts no Tim Hortons.
  Lá fora, o papai Indiano dá comida a sua filha, e canta alguma musiquinha com uma letra indecifrável, fazendo gracinhas para estimular o apetite da menina, ele se esforça pra progredir no inglês durante as aulas, e conseguir alguma vaga no mercado de trabalho, como a sua esposa.
  Enquanto isso, a colega da Somália, como sempre, está aos berros no celular, xingando alguém da família, e eu, no meu cantinho, rindo baixinho e fazendo minhas anotações em português, observando toda essa torre de babel, essa miscelânia de costumes, linguas e pratos típicos de todos os cantos.
  Chega a professora, e como num clique, todos voltam a falar, escrever, ler e pensar em inglês, esquecendo por algumas horas a sua lingua maternal.
  E viva a multiculturalidade Canadense!!!

5 comentários:

Paloma + Rogerio disse...

... enquanto ontem, a professora de ingles almocava com seu alunos num típico restaurante brasileiro. Ao chegar o guaraná, todos fazem um brinde nas 5 línguas faladas à mesa: Português, Espanhol, Koreano, Turco e Alemão.
Cheers para a diversidade!

disse...

Dri, vc devia escrever um livro!!!!!!!! hahahahahaa.

Saudades! Beijos.

Fabio Jun disse...

Cai sem querer no blog de vocês e me identifiquei muito com o post! To na Espanha e ando aprendendo não apenas espanhol, mas catalão, sueco e polonês. Incrível como uma viagem nos traz tantas coisas novas que nunca imaginariamos conhecer falaí??

Muito sucesso ai no norte! Grande abs à família!

Fábio Jun

Pat disse...

Oi Adriana!
Cheguei ao seu blog hoje e adorei. Com certeza vou te visitar mais vezes.
Tenho vontade de conhecer a cidade em que vcs moram, pois meu marido ficou trabalhando aí por 3 meses em 2006.
Bjs,
Pat

Marden Bastos disse...

Adriana,
Realmente esta multiculturalidade é muito interessante pois nos ensina a entender um inglês com múltiplos sotaques e que aqui é uma realidade.Por outro lado, vendo o esforço alheio em melhorar o inglês nos dá a autocrítica de que talvez nosso inglês ( ou francês)ainda tem uma longa jornada pela frente. Beijos