13 de junho de 2011

French Immersion School

 

  Semana passada fomos num Open House na nova escola da Aninha, a equipe recebeu os pais e os novos alunos para uma reunião inicial com informações sobre o próximo ano letivo, que começa em Setembro.
  Sim! O meu bebê começará o Grade 1, a primeira série, e depois de muito pensar, decidimos colocá-la numa escola com programa de French Immersion, ou seja, ela será primeiro alfabetizada em Francês, e até o Grade 3 essa é a única lingua que ela vai aprender na escola, o Inglês só começará a ser ensinado no Grade 4, e no final do Elementary, o Ensino Fundamental, ela será uma aluna Bilingue, e será capaz de ler, escrever e falar o Francês e o Inglês.
  Na prática nós já sabemos que nem sempre é tão lindo assim, existem alunos em French Immersion com um nível de Francês bem baixo, muitos erros na escrita e na pronúncia, mas eu acredito que nessas horas o interesse dos pais também influencia muito a criança, e eu não vejo a hora da minha filha começar os seus estudos, estarei muito feliz ao seu lado, ajudando em cada homework que ela tiver. Aliás, a escola vai oferecer futuramente Francês para os pais também, assim poderemos auxiliar nossos filhos com mais segurança, nem preciso dizer que amei a idéia né?
  No início foi uma escolha bem difícil, eu pensava em como iria ficar a cabecinha de uma menininha que a recém aprendeu o Inglês, fala Português em casa, e agora comecará a escrever em outra lingua. Achei a resposta com uma amiga Brasileira que mora aqui a mais de 20 anos, a filha dela passou pela mesma situação, e o resultado foi muito positivo, ela se formará esse ano no Elementary School, e com 13 anos, ela já pode ser considerada uma pessoa Trilingue.
  A criança reage muito bem a esse tipo de exposição, a Aninha está na idade certa para aprender novas linguas, e eu estou cada vez mais segura quanto a isso. 
  Minha filha já assiste televisão sem perceber em qual lingua ela está assistindo, quando ligo em algum programa na TV Globo Internacinal, depois de uns 15 minutos ela pergunta: Por que eles estão falando em Português? As vezes ela nem percebe a diferença, mas quando ela pode escolher no DVD, ela ainda prefere a lingua materna, e pra mim é um alívio, UFA!!! Não quero que ela esqueça o Português e nem suas origens, pois tudo isso acaba ajudando no aprendizado de uma terceira lingua.
  Claro que pra Aninha a parte mais legal é ir e voltar de ônibus escolar, ela tá adorando a novidade, e eu tô louca pra ver ela sentadinha no busão amarelo, imagina que graça!
 
   Mas calma, muita coisa ainda vai acontecer até Setembro, estamos no fim das aulas por aqui, e primeiro a gente vai aproveitar bastante o Verão Canadense! OBRIGADO SENHOR!!!
  

2 comentários:

blogdagoreth disse...

Adoro!! Sigo sempre...A proposito,vc esta em Vancouver? Minha grande amiga e quase irma Monica vive em Vancouver.A historia dela esta la no blog. Bjo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.