26 de maio de 2011

Bisbilhotando a marmita alheia

  

  Uma coisa que adoro fazer na hora do almoço é bisbilhotar a marmita alheia e perguntar o que as pessoas estão comendo. Sim, porque aqui todo mundo leva marmita pro trabalho sem o menor preconceito, desde o peão até o diretor da empresa. Quando por algum motivo não trazem a comida de casa, dai sim apelam para um restaurante, praça de alimentação ou o Tim Hortons mesmo, a cafeteria mais popular do Canadá. Ninguém fica chamando o outro de "bóia fria", ou acha marmita coisa de pobre. As pessoas até preferem trazer o alimento de casa, pois sabem como foi feito, não precisam se deslocar pra ir almoçar, e fazem um almoço mais curto, podendo sair mais cedo do trabalho.
  A jornada aqui começa geralmente as 9 da manhã e vai até as 5 da tarde, com meia hora de almoço. Acho que é por isso que almoço aqui recebe o nome de "lunch", com meia hora só dá pra lanchar mesmo, mas já ta bom demais, ninguém se entope de feijoada e fica sonolento o resto do dia, hehe!
  Bem, entre uma xeretada e outra, sempre rola uma receita, e resolvi colocar aqui no blog alguns pratos de culinária Internacional que estou aprendendo a fazer com os meus colegas. Nada melhor do que aprender uma receita nova com um nativo da região, assim vc consegue a relação dos ingredientes na íntegra, suas variações e até alguma história sobre o prato. 
  Culinária é cultura gente, e que cultura deliciosa de aprender!

  Vamos começar então ensinando uma receita de BORSCH, a famosa sopa russa de beterraba, o terror das criancinhas do leste Europeu. (minha colega falou que hoje ela adora, mas na infância ela detestava e comia só as batatas, rsrsrs)
  Você deve estar pensando: "Sopa de beterraba??? ARGHH!!!"
  Que isso galera! Open your mind! Essa sopa tem uma cor linda e a beterraba é mais gostosa de comer na sopa do que na salada, garanto a vocês!
  Vamos lá então, vou escrever a receita sem medidas certas por que foi assim que minha colega Russa me ensinou, você pode ir colocando mais ou menos legumes, conforme o tamanho da familia, e seu gosto pessoal, o único ingrediente que não pode faltar é a beterraba e o suco ou polpa de tomate, o resto é com você:

A beterraba e o suco de tomate deixam a cor da sopa irresistível, acrescentar
creme de leite ou nata deixam o prato mais saboroso ainda.
  Pique 1 cebola pequena e refogue com um pouco de óleo de sua preferência numa panela funda, quando a cebola estiver macia, acrescente 2 ou 3 beterrabas descascadas e raladas no ralo grosso, continue refogando mais uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente suco de tomate, pode ser o industrializado, ou polpa de tomate, se vc quiser 1 litro de sopa, acrescente 500 ml de suco e 500ml de água, se fizer com a polpa, 1 litro de água e meia lata de polpa, vá dobrando conforme a quantidade que vc estiver fazendo.
  Rale no ralo grosso repolho, cenoura, e pique algumas batatas em quadradinhos, deixe cozinhando com o refogado de beterraba e o suco de tomate até ficarem macios, tempere com sal, pimenta do reino e uma folha de louro, acrescente os temperos antes de levantar fervura.
  Essa receita é a vegetariana, mas se você quiser, pode acrescentar um cubinho de caldo de carne, ou refogue junto com a cebola pedacinhos de bacon, ou pedacinhos bem picadinhos de carne, daí antes de colocar os outros legumes, deixe uns 10 minutos na panela de pressão.

  Bem, os ingredientes principais estão aí, agora é com você, use a sua criatividade e deixe aflorar o chef de cozinha que existe aí dentro, em algum cantinho. 
  Aguardem novos post sobre culinária, que tal aprender a fazer um autêntico PIEROGI polonês? Um CHILLI mexicano? Ou saber mais sobre temperos Indianos e Chineses? HUMM... mal posso esperar para fazer os pratos e escrever os próximos posts! 
BOM APETITTE!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Hehehe, eu adoro essa sopa de beterraba, valeu.
E vou esperar ansiosa pelas próximas receitas.
bjokasssssssssssss.