21 de julho de 2011

A China Canadense


 Os passeios de fim de semana começaram a ser diferentes, pois estamos, aos poucos, conhecendo a nova cidade em que moramos, e procurando novos lugares para visitar todo final de semana.
  Domingo passado fomos almoçar num shopping bem diferente, um lugar enorme onde tem, de um lado, as lojas normais que tem em qualquer Mall, e do outro lado, lojinhas e praça de alimentação direcionados ao público Chinês, um lugar bem interessante e... diferente... digamos assim.
  Não dá pra dizer se gostei ou não, é um lugar bem curioso, e vale a pena conhecer, mas claro que faltou afinidade, pois não me identifiquei com o local, afinal, não sou daquela cultura, e não entendi a maioria dos anúncios (claro!) que estavam dispostos nas lojas, na praça de alimentação tinha a tradução em inglês pra ajudar na hora da fome.
  Lembrei da Chinatown de Toronto, com a diferença de haver apenas chineses e nós naquele Mall, em Chinatown você pode observar a presença de turistas e outras etnias, mas por Markham não ser tão turistica, só os habitantes locais passeiam por lá.
  Bem, Markham não tem uma variedade étnica tão grande quando Toronto, ou você é Chines, ou você é indiano, ou pertence aos 20 ou 25% restante que são a soma de todas as outras nacionalidades.
  Pelas fotos vcs podem perceber como a gente se sentiu peixe fora d'água: (clique para ampliar e ler os anúcios, se souber mandarim, claro!)

Uma das entradas 

Entrada e lateral
Praça de alimentação

O frango é assado com cabeça e patas, depois pendurado num gancho para venda,
 nada a ver com o nosso franquinho delicioso de padaria.

Mais carnes

Hã? 

Nesse a gente encontrou comida normal, comemos frango
(sem cabeça e patas, só a coxa e sobrecoxa), arroz e macarrão a bolonhesa

Aninha e seu Bubble tea, originário de Taiwan e muito popular por aqui no Canadá, é uma mistura de chá com suco de fruta, podendo ou não adicionar leite, as bolinhas são como um sagú bem grande, chamada de Tapioca, é mastigável e bem divertido de tomar a mistura, além de delicioso.

Mercado de ervas e desidratados, o cheiro não é muito agradável

Aninha tomando um achocolatado de soja

Casca de camarão, contribuia bastante com o cheiro  ruim do local

Não tenho certeza, mas parecia ser figo seco
  A comunidade chinesa é grande por aqui, se tivesse alguma amiga pra me ensinar, eu até arriscaria fazer algum prato com ingredientes da loja, curiosidade gastronômica não me falta, mas pra mim foi impossível identificar os produtos e ler as plaquinhas, só conseguia ver o preço.
  O tão famoso Yakisoba que comem por aí no Brasil, com vegetais e carne, não existe por aqui, Yakisoba é só o nome dado ao tipo de macarrão, pode ser que em alguma lanchonete eles já tenham ocidentalizado o prato, mas ainda não achei. Eles comem bastante o noodle, que seria o nosso miojo, fazem uma "sopa de macarrão", com vários ingredientes boiando na mistura, já achei em alguns restaurantes de shopping e ainda vou provar, pois é bem cheiroso e fica bonito.

  É isso, hoje estou bem inspirada e até fiz 2 post. Vou ficar em casa o resto do dia e curtir o meu ar condicionado com um sorvetinho, pois lá fora está uma onda de calor insuportável, 38 graus com sensação térmica de 49 graus, dá pra acreditar? Que bafo!
  É gente, Canadá não é só neve não, tem bastante calor também, mas principalmente, muitas curiosidades que ainda vão render muitos posts nesse blog. Até o próximo!

Um comentário:

Vera disse...

Ah!! acho tão lindo o jeito de vc escrever, tão autentico....sou sua fã rsrsrs.. Torço muito por todos vcs, Que bom ar condicionado e sorvetinho neste lugar lindo... Mande bjs pra Aninha.