23 de agosto de 2011

Vale a pena imigrar?

  Oi pessoal que segue o nosso blog,

  Depois de muitas idéias de assunto para falar aqui no Blog (e diversas vezes a Adriana me perguntando o porquê eu não escrevia aqui) eu (Alex) resolvi começar enumerando algumas dúvidas frequentes que nos fazem ao longo desse ano que estamos aqui. Segue o meu primeiro post, mas garanto que vou continuar respondendo as perguntas abaixo, ao menos 1 por semana a partir de agora.

Imigrar ou nao imigrar? Eis a questão. Na verdade as perguntas que nos fazem são as mais variadas, como:

- Já estão adaptados? Como é viver em um país diferente?

- É muito frio aí? Com aguentam o inverno? Trocar o calor do Brasil pelo frio daí, são loucos!

- Como é viver longe da família e dos amigos? Sentem saudades?

- Pensam em voltar? Quais os planos para o futuro?

- Eles são muito "frios" ai? Dá pra ter amigos "Canadenses"?

- E o mercado de trabalho para IT? Dá pra arrumar um trabalho logo?

- E a segurança? Tem como comparar com o Brasil? Qual a sensação aí?

- É verdade que o imposto de renda (o leão) "come" 40-50% do salário todo mês?

  No fundo, para muitas delas não há uma resposta definitiva pois cada caso é um caso, cada pessoa entende a transição de uma forma diferente e, mesmo repondendo a cada uma delas (oque pretendemos ir fazendo aqui no blog), na nossa cabeca existem outras perguntas que nao sabemos se algum dia serão respondidas, tais como:

- Valeu a pena?

- Será que fizemos a coisa certa?

- Quando olharmos pra trás daqui a 10 anos, como será que reagiremos?

- Estamos preparados para o futuro em um lugar diferente?

- Hockey? loonie? toonie? here or to go?, mortgage? furnace? Stanley Cup? pounds? etc. São palavras que não aprendemos em cursos de inglês ou mesmo que aprendamos não sabemos o que realmente significa até estarmos fora.

- Qual o impacto na vida de nossa filha viver em outro país? Será positivo, negativo, neutro?

- Nosso esforço em adaptação será até quando?

- Será que algum dia vamos entender 100% do que estão querendo nos dizer e essa língua vai ser tão natural quando o portugues pra gente?

- Estamos preparados para aprender coisas novas e palavras novas nos próximos 40 anos?

- Estamos preparados para não sabermos responder todas as perguntas de nossa filha? E até de aprender com ela a cada dia?

  E uma série de outras duvidas que estão sempre na cabeça de todos que pensam em vir, já imigraram ou que voltaram.


  Eu diria que sempre que decidimos algo na vida, mesmo que seja a de tomar um atalho ou ir pela rota normal que conhecemos para chegar à nossa casa, nos passa pela cabeca quase as mesmas questões acima. Mas, tomamos a decisão e nunca saberemos oque teria ocorrido se tivéssemos escolhido o outro caminho. Não é muito diferente quando tomamos a decisão de mudar pro Canadá.


 
  Outro frequente comportamento é a COMPARAÇÃO, que, na minha opinião, é muito perigosa, pois os pontos de vista são muito diversos e as percepções muitas vezes opostas entre 2 pessoas que tenham nascido e vivido no mesmo local. Não sabemos as respostas definitivas para as perguntas acima e muito menos temos a esperança de tê-las algum dia, mas acreditamos que podemos e devemos compartilhar as nossas experiências e que elas sirvam de "norte" para os que virão. As comparações nos ajudaram muitas vezes a sustentar nosso desejo de ficar e, garanto a todos que não temos hoje o mínimo interesse em voltar a morar em Sao Paulo (onde vivemos 10 anos e fizemos muitos amigos que amamos muito) e tampouco a Porto Alegre (onde nascemos e onde vive nossa família amada), mas concluímos que cada um tem o seu caminho e tem que seguí-lo, tomando suas decisões e fazendo com que cada decisão tomada:

Seja repleta de felicidade, mesmo vindo com muitos desafios e tristezas.
Seja segura, mesmo acompanhada de algumas incertezas.
Seja irrevogavel, mesmo que tenha sido tomada com algums dúvidas
Seja eterna, apesar de poder ter prazo definido
Seja AMOR, apesar de vir acompanha de distância.
Seja completa, apesar de parecer muitas vezes que algo falta.

  Gostaríamos de responder as perguntas acima tão logo tenhamos as respostas e, apesar de não serem definitivas e possivelmente expressarem um único ponto de vista, acreditamos que sim é possivel ser feliz onde quer que estejamos pois acreditamos que a felicidade e AMOR estão dentro de nós, e os levamos para onde quer que vamos.
  Se querem adicionar qualquer outra pergunta referente ao tema, iremos repondendo aos poucos e publicando, mas se quiser acreditar que é possível ser feliz,
 COMECEM HOJE!

Alex Boeira

3 comentários:

Dany disse...

Muito bom..adorei o texto e com certeza para a gente valeu muito a pena imigrar!!!!

Anônimo disse...

Oi Alex, achei muito interesante o seu blog, parabéns! Quanto as tuas perguntas sobre o futuro....vivo á 13 anos en Espanha, tenho já umas quantas respostas e de momento o resultado é muito positivo, mas está claro que tudo depende das experiencias vividas por cada um e de como valoramos os resultados. Beijinhos.
Adriana Torres

Jo Ana Mel Diana disse...

SHOW DE BOLA ALEX!!