11 de agosto de 2011

Coisas que só funcionam no Canadá

  Quando eu escrevo "Coisas que só funcionam no Canadá" está implícito: "Coisas que não funcionariam no Brasil", infelizmente.
  A idéia do post foi de um amigo que nos visitou, e ficou impressionado com os caixas self service de algumas lojas daqui, você mesmo passa os produtos no leitor de barras, passa seu cartão e vai embora feliz da vida com as suas comprinhas, simples e fácil assim:

Alex pagando as compras no Canadian Tire
  Existem algumas pessoas pra ajudar, caso algum produto não passe pelo leitor, mas ninguém fica cuidando se o cliente deixa algum produto sem registro (por que alguém pensaria nisso, não é mesmo?) 
  
  Outro fato bem interessante são os parquinhos, em vários existem brinquedos que as crianças levam e deixam por lá, eu achava que a prefeitura colocava, mas não, uma mãe me falou que são os próprios moradores que trazem e deixam, assim outras crianças também podem brincar. E claro, ninguém tem a idéia patética de levar os brinquedos dos outros pra casa, pra quê? Sempre que vc quiser brincar, eles estarão lá, no parque, sendo compartilhado com várias crianças.

Brinquedos a disposição de todos

Esse carrinho já faz parte da diversão do parque
  Lição de cidadania né? Quantos anos luz ainda faltam pro Brasil chegar perto de uma educação dessas?
  Ah! Só pra lembrar, hoje é o dia do estudante! 
  Lembro dos meus alunos do Brasil, da bagunça, do descaso de muitas familias, da falta de educação e comportamento, do cansaço dos professores em lutar contra tudo aquilo.
  Não tô querendo dizer que aqui não existe criança mal educada, adolescente rebelde, e que professor no Canadá é moleza, mas no Brasil é algo que fugiu de controle, se tornou um ciclo entre Familia omissa, Aluno rebelde e Professor desmotivado e doente.

  Bem, existem várias outras "Coisas que só funcionam no Canadá", a medida que for tirando fotos (pois só falando pode ser que vocês não acreditem) eu vou colocando por aqui.

  Aos estudantes Brasileiros desejo que estudem muuuuito, sem preguiça e com muita garra, pois é só a educação que salva um país, e a prática da boa cidadania começa com pessoas esclarecidas e familias orgulhosas do país em que vivem! AMÉM!!!

5 comentários:

Cristiano de Paula disse...

Legal Adriana! Sobre os caixas self eu já peguei alguns nos Estados Unidos, me lembro que na primeira vez, fiquei abismado e pensei: "Isso jamais daria certo no Brasil!!!" hehehe infelizmente não daria mesmo, pelo menos não hoje... sobre o parquinho eu não sabia, mas que legal!!! Tem tantas outras coisas que vemos no 1º mundo e que seria tão legal se tivéssemos aqui, mas... Parabens pelo post.

Diogo Mendes disse...

Realmente é impressionante. Uma coisa que me surpreendeu muito foi o sistema de transporte publico em Vancouver. Lá pra pegar o Skytrain vc não passa por roletas nem bilheteria... simplesmente entra na plataforma, espera o trem e vai pra onde quiser. De vez enquando alguem pede pra vc mostrar seu passe, mas é coisa bem rara. Infelizmente eu acredito essas coisas nunca funcionarão no Brasil, pois não é questão de tempo pra evoluir, mas de cultura do povo desde lá de trás. Enquanto não existir uma conscientização geral do povo brasileiro (coisa na minha visão muitissimo dificil pra nao dizer impossivel), esse tipo de coisa nunca será possível.

Joy Lins disse...

Nossa! Isso no Brasil não seria possível mesmo! O que ia ter de gente roubando... É uma pena!
Sds,

Joyce

Lupatinadora disse...

Veja o meu post sobre o milho self-service. Mais uma coisa que só funciona no Canadá (e na Suécia).

Jo Ana Mel Diana disse...

MUITAS COISAS QUE COMENTO POR AQUI NO BRAZIL SEMPRE DIGO QUE ATE PARECE QUE INVENTO, SOH VIVENDO AI, EH QUE SE TEM NOCAO REAL DAS COISAS... EH MUITO FRUSTANTE SABER QUE O BRAZIL EH TAO LINDO E TAO HORRIVEL AO MESMO TEMPO... BJS