23 de agosto de 2011

Vale a pena imigrar?

  Oi pessoal que segue o nosso blog,

  Depois de muitas idéias de assunto para falar aqui no Blog (e diversas vezes a Adriana me perguntando o porquê eu não escrevia aqui) eu (Alex) resolvi começar enumerando algumas dúvidas frequentes que nos fazem ao longo desse ano que estamos aqui. Segue o meu primeiro post, mas garanto que vou continuar respondendo as perguntas abaixo, ao menos 1 por semana a partir de agora.

Imigrar ou nao imigrar? Eis a questão. Na verdade as perguntas que nos fazem são as mais variadas, como:

- Já estão adaptados? Como é viver em um país diferente?

- É muito frio aí? Com aguentam o inverno? Trocar o calor do Brasil pelo frio daí, são loucos!

- Como é viver longe da família e dos amigos? Sentem saudades?

- Pensam em voltar? Quais os planos para o futuro?

- Eles são muito "frios" ai? Dá pra ter amigos "Canadenses"?

- E o mercado de trabalho para IT? Dá pra arrumar um trabalho logo?

- E a segurança? Tem como comparar com o Brasil? Qual a sensação aí?

- É verdade que o imposto de renda (o leão) "come" 40-50% do salário todo mês?

  No fundo, para muitas delas não há uma resposta definitiva pois cada caso é um caso, cada pessoa entende a transição de uma forma diferente e, mesmo repondendo a cada uma delas (oque pretendemos ir fazendo aqui no blog), na nossa cabeca existem outras perguntas que nao sabemos se algum dia serão respondidas, tais como:

- Valeu a pena?

- Será que fizemos a coisa certa?

- Quando olharmos pra trás daqui a 10 anos, como será que reagiremos?

- Estamos preparados para o futuro em um lugar diferente?

- Hockey? loonie? toonie? here or to go?, mortgage? furnace? Stanley Cup? pounds? etc. São palavras que não aprendemos em cursos de inglês ou mesmo que aprendamos não sabemos o que realmente significa até estarmos fora.

- Qual o impacto na vida de nossa filha viver em outro país? Será positivo, negativo, neutro?

- Nosso esforço em adaptação será até quando?

- Será que algum dia vamos entender 100% do que estão querendo nos dizer e essa língua vai ser tão natural quando o portugues pra gente?

- Estamos preparados para aprender coisas novas e palavras novas nos próximos 40 anos?

- Estamos preparados para não sabermos responder todas as perguntas de nossa filha? E até de aprender com ela a cada dia?

  E uma série de outras duvidas que estão sempre na cabeça de todos que pensam em vir, já imigraram ou que voltaram.


  Eu diria que sempre que decidimos algo na vida, mesmo que seja a de tomar um atalho ou ir pela rota normal que conhecemos para chegar à nossa casa, nos passa pela cabeca quase as mesmas questões acima. Mas, tomamos a decisão e nunca saberemos oque teria ocorrido se tivéssemos escolhido o outro caminho. Não é muito diferente quando tomamos a decisão de mudar pro Canadá.


 
  Outro frequente comportamento é a COMPARAÇÃO, que, na minha opinião, é muito perigosa, pois os pontos de vista são muito diversos e as percepções muitas vezes opostas entre 2 pessoas que tenham nascido e vivido no mesmo local. Não sabemos as respostas definitivas para as perguntas acima e muito menos temos a esperança de tê-las algum dia, mas acreditamos que podemos e devemos compartilhar as nossas experiências e que elas sirvam de "norte" para os que virão. As comparações nos ajudaram muitas vezes a sustentar nosso desejo de ficar e, garanto a todos que não temos hoje o mínimo interesse em voltar a morar em Sao Paulo (onde vivemos 10 anos e fizemos muitos amigos que amamos muito) e tampouco a Porto Alegre (onde nascemos e onde vive nossa família amada), mas concluímos que cada um tem o seu caminho e tem que seguí-lo, tomando suas decisões e fazendo com que cada decisão tomada:

Seja repleta de felicidade, mesmo vindo com muitos desafios e tristezas.
Seja segura, mesmo acompanhada de algumas incertezas.
Seja irrevogavel, mesmo que tenha sido tomada com algums dúvidas
Seja eterna, apesar de poder ter prazo definido
Seja AMOR, apesar de vir acompanha de distância.
Seja completa, apesar de parecer muitas vezes que algo falta.

  Gostaríamos de responder as perguntas acima tão logo tenhamos as respostas e, apesar de não serem definitivas e possivelmente expressarem um único ponto de vista, acreditamos que sim é possivel ser feliz onde quer que estejamos pois acreditamos que a felicidade e AMOR estão dentro de nós, e os levamos para onde quer que vamos.
  Se querem adicionar qualquer outra pergunta referente ao tema, iremos repondendo aos poucos e publicando, mas se quiser acreditar que é possível ser feliz,
 COMECEM HOJE!

Alex Boeira

17 de agosto de 2011

Community Centres


Felicidade é um copo de café e um bom livro!

  
  O verão já está acabando (mas jááá?) e nós estamos aproveitando as últimas semanas de Summer Camp (o que é isso? já escrevi aqui ó), estou agora numa biblioteca pública de Markham escrevendo em um computador enquanto a Ana tá lá numa salinha participando de atividades com outras criancas, o programa dessa semana é curto, e tenho que esperar ela por aqui, entao estou descobrindo o centro comunitário e a biblioteca pública Angus Glen, pertinho de casa.
  Ontem, logo que cheguei já me empolguei e quase peguei um Robin Cook pra ler enquanto esperava, mas caí na real, ainda não tô com o inglês tão bom assim pra devorar um livro desses, e pra não me frustrar, comecei com livros infantis, a parte de história e geografia é muito interessante, fácil de ler e com muitas gravuras, rsrs, isso dá uma estimulada e até ajuda a decifrar alguma palavra que você não conhece.
  Passeando pelos livros, encontrei uma parte só de crafts, PRONTO! pensei, aqui é minha praia! Muita inspiração pros meus próximos artesanatos! Nada melhor que um livro e um bom café, bem, nem tão bom assim, todos sabem que o café daqui é bem fraco e se você pede pequeno, ganha um copo de 300 ml de café, eles tomam como refrigerante, mas já acostumei, pelo menos dura bastante.
  Já fiz minha carteirinha ontem mesmo. A biblioteca aluga além de livros, DVDs e CDs de toda parte do mundo, ainda não achei livro em português, mas CD tem alguns com coletânea de música brasileira, samba e MPB.
  Aqui lembra muito as lojas de livros brasileiras, cheia de cantinhos legais pra você curtir com seu filho, espaço pra tomar café, e muitas mesinhas em cantos isolados pra vc poder se concentrar na leitura, uma delícia, ontem quase perdi a hora pra pegar a Aninha. Ah claro, mas com a grande diferença que é pública.
 Só não vou publicar o post agora por que o teclado daqui tá sem acentos, e eu tenho agonia de ler post sem acentos. Agora vou aproveitar um pouquinho meu tempo livre, meu café fraco e esse monte de livros pra explorar, Ô vida dura!

Entrada Angus Glen Community Centre

Pista de Patinação e Hockey, as moças eu nem imagino quem são

  Pronto, já estou em casa, coloquei os acentos no texto, e procurei algumas fotos pra mostrar o centro comunitário, lá você pode participar de vários programas, de 3 em 3 meses eles lançam outras atividades e você pode escolher se quer patinar no gelo (mesmo no verão tem), nadar, hockey, ginástica, programas pra terceira idade e outros, paga-se a matrícula a cada 3 meses, pois eles dividem por estações, tem os programas de verão, outono e assim vai.

Piscina do Centro
 
  Não pensem que é só na cidade de Markham, existem vários community centres em várias cidades, atividade aqui é o que não falta, basta procurar!
  Quem sabe não me arrisco a fazer umas aulinhas de patinação? Aguardem fotos dos tombos por aqui! Ai... doeu só de pensar...

11 de agosto de 2011

Coisas que só funcionam no Canadá

  Quando eu escrevo "Coisas que só funcionam no Canadá" está implícito: "Coisas que não funcionariam no Brasil", infelizmente.
  A idéia do post foi de um amigo que nos visitou, e ficou impressionado com os caixas self service de algumas lojas daqui, você mesmo passa os produtos no leitor de barras, passa seu cartão e vai embora feliz da vida com as suas comprinhas, simples e fácil assim:

Alex pagando as compras no Canadian Tire
  Existem algumas pessoas pra ajudar, caso algum produto não passe pelo leitor, mas ninguém fica cuidando se o cliente deixa algum produto sem registro (por que alguém pensaria nisso, não é mesmo?) 
  
  Outro fato bem interessante são os parquinhos, em vários existem brinquedos que as crianças levam e deixam por lá, eu achava que a prefeitura colocava, mas não, uma mãe me falou que são os próprios moradores que trazem e deixam, assim outras crianças também podem brincar. E claro, ninguém tem a idéia patética de levar os brinquedos dos outros pra casa, pra quê? Sempre que vc quiser brincar, eles estarão lá, no parque, sendo compartilhado com várias crianças.

Brinquedos a disposição de todos

Esse carrinho já faz parte da diversão do parque
  Lição de cidadania né? Quantos anos luz ainda faltam pro Brasil chegar perto de uma educação dessas?
  Ah! Só pra lembrar, hoje é o dia do estudante! 
  Lembro dos meus alunos do Brasil, da bagunça, do descaso de muitas familias, da falta de educação e comportamento, do cansaço dos professores em lutar contra tudo aquilo.
  Não tô querendo dizer que aqui não existe criança mal educada, adolescente rebelde, e que professor no Canadá é moleza, mas no Brasil é algo que fugiu de controle, se tornou um ciclo entre Familia omissa, Aluno rebelde e Professor desmotivado e doente.

  Bem, existem várias outras "Coisas que só funcionam no Canadá", a medida que for tirando fotos (pois só falando pode ser que vocês não acreditem) eu vou colocando por aqui.

  Aos estudantes Brasileiros desejo que estudem muuuuito, sem preguiça e com muita garra, pois é só a educação que salva um país, e a prática da boa cidadania começa com pessoas esclarecidas e familias orgulhosas do país em que vivem! AMÉM!!!