15 de setembro de 2012

Alex, o pensador.

  Essa semana o Alex filosofou bonito no Facebook, o post dele merece destaque aqui no blog:

"Demorei um pouco pra entender as relações de trabalho e vida pessoal aqui no Canada.. 

Aqui no Canada não há amor à empresa e sim a FAMILIA. As pessoas nao dão valor ao emprego e sim a profissao (long-term), nao se importam com cargos e sim com oque fazer no final de semana. O trabalho deve ser rápido, objetivo e com um propósito único de favorecer a união da família. Os 
colegas de trabalho não são amigos, não são confidentes, pois são e serão sempre passageiros, oque importa é oque ficará depois que não tiver mais emprego... Ou seja, a sua vida e quem realmente voce é...

Há exceçoes, mas em geral as pessoas nao gostam muito do trabalho e fazem tudo pra sair do escritório o mais rápido possível, por isso enquanto alí estão, procuram fazer tudo o rapidamente (sem tempo pra almocos longos, conversas de corredor e parada para um café) pois qualquer dessas "distrações" atrasam a sua saída para oque realmente importa: ser pai, ser mae, ser amigo, ser filho, ser humano.

Demorei sim um tempo (até longo) pra isso entender... mas acho que agora tudo está ficando mais claro...

Porque você fica no trabalho até as 20h? Será que a desculpa de se livrar do trânsito ainda cola?
Porque você sempre procura programas em que sua família não faz parte (futebol, happy hour, cervejinha com os amigos, pedaladas noturnas, UFC, academia, etc)?"


Agora, completando com minhas palavras, gostaria de ressaltar que não há mal nenhum em fazer as atividades citadas acima, o mal está em você deixar a familia SEMPRE em segundo plano, e sabemos que isso acontece muito.
  As pessoas aqui também praticam esportes e tem vida social, mas procuram sempre que possível  fazer atividades junto com a familia também, e trabalho nunca vem em primeiro lugar.
  Ninguém vive com medo de perder o emprego, a vida é mais estável, e se forem demitidas, achar outro trabalho não é uma tarefa tão difícil quanto no competitivo mercado Brasileiro (varia muito a demanda dependendo da profissão).
  O costume de ficar horas e horas a mais trabalhando aqui não é visto com bons olhos, se você é um bom profissional, é suposto que você termine seu trabalho no horário e vá pra casa descansar, mas claro, a sobrecarga de trabalho é bem menor, tem muitos empregos em que o funcionário é explorado sim, já ouvi histórias bem pesadas e em diversos setores, mas generalizando bem a situação, a realidade aqui é mais humana.
  Li num blog de uma menina que mora no Quebec, queria muito citar a fonte mas não achei mais a autora, ela conta que uma mulher no elevador reclamou pra ela que achava um absurdo a quantidade de horas que tinham que trabalhar aqui, que o governo explorava os canadenses, e ela falou que estava satisfeita pois nunca chegou em casa depois das 8 da noite como no Brasil, que trabalhava até as 16:30 e estava feliz por ter tempo de estar com a familia.
  As pessoas nunca estão satisfeitas, isso é em qualquer parte do mundo, e eu acho isso muito bom, pois quem está satisfeito costuma se acomodar. É necessário planejar e atingir objetivos, mas nunca confundir insatisfação com ingratidão.  O que é aceitável pra uns, pra outros é um absurdo, tudo depende das experiências vividas e os parâmetros usados para medir uma situação.
  Mas, no nosso caso, estamos felizes, adorando algumas coisas, outras nem tanto, nos ajustando a alguns costumes, e a vida segue, como Deus quiser!


Adriana & Alex

Obs.: Obrigada Tatiana por ter deixado nos comentários o link do post que citei acima: http://projetosupernovaquebec.blogspot.com.br/2012/08/no-trabalho-hoje.html

5 comentários:

Marden Bastos disse...

Achei muito legal a postagem de vocês. Esta parte de valorizar a família e ter mais tempo junto com ela realmente é algo que gosto aqui. Continue Alex exercitando seu lado filósofo! Você tem talento! Um grande abraço

Tatiana disse...

Olá!!! Foi a Juliana do blog Projeto Supernova - http://projetosupernovaquebec.blogspot.com.br/2012/08/no-trabalho-hoje.html

Primeira vez que visito seu blog. Gostei muito do post porque é assim que penso. Definitivamente, nasci no lugar errado rs bom final de semana!

Diário Canadá Brasil disse...

Post excelente. Tenho curiosodade para saber como levam a vida profissional no Canadá.

Vou citar o blog de vcs em meu blog, ok?

Mamãe Nádia disse...

Oi! Eu e minha família estamos de mudança pro canadá...estou buscando blogs sobre o assunto pra fazer amizade e pra buscar informações sobre esse processo.
Nós fomos a Curitiba fazer o exame médico. Vou ir postando cada detalhe da nossa mudança no blog...
Meu blog é www.mamaenadia.com, e vou postando as coisas do Canadá no meu outro blog www.asosmamaenadia.com, passa lá!
Vamos nos falando...vou sempre passar por aqui pra acompanhar seu blog!
Beijos!

Mamãe Nádia disse...

Adoro seus comentários lá no meu blog, obrigada!
Estamos amamando nossa nova vidinha no Canadá...só que tá muitooo friooo! hahaha...
Beijo!
www.mamaenadia.com
www.asosmamaenadia.com