5 de setembro de 2012

Voltando aos estudos! A Profissão de PSW

  Era uma vez um verão...Que tristeza...
 Mas até que enfim inspiração para um novo post! E tempo, principalmente...
  Ontem iniciaram as aulas no Canadá, e eu ainda estou com a nostalgia das férias, a semana na região de Muskoka merece um post a parte com muitas fotos e até dia 10 terei bastante folga pra isso! 
  Bem, a falta de tempo é atribuída ao meu College, estou fazendo um curso técnico de Personal Support Worker, não existe no Brasil, mas seria algo parecido com auxiliar de enfermagem, só que mais voltado ao público idoso. Aqui existem várias casas de repouso e o College é apenas 6 meses se você decidir fazer ele full time, o equivalente a 6 horas e meia por dia.
  Não vou bancar a boa samaritana, esses foram os principais motivos que me fizeram escolher esse curso: rapidez na conclusão do College, bom mercado e boa remuneração, nada excepcional, mas a média é de 15 a 22 dolares por hora, dependendo da experiência e do local que você irá trabalhar.
  No início eu entrei pensando assim mesmo, chega dessa história de correr atrás de sonhos, já tenho trinta e "cof cof cof" anos e o que eu quero é trabalhar e receber meu dinheiro no fim do mês, mas é óbvio que durante as primeiras semanas de aula eu já estava completamente apaixonada pela minha futura nova profissão.
  A idéia surgiu através dos meus trabalhos voluntários nos asilos daqui, eu nem gosto muito dessa palavra "asilo", vamos chamar de casa de repouso, pois de "asilos" esses estabelecimentos não tem nada. No Canadá é chamado de Nursing Home ou Retirement Home, algumas dessas instituições são  privadas mas a maioria delas é pública, a familia paga uma quantia mínima pro idoso ficar morando, mas cerca de 90% da estadia é bancado pelo governo.
   Estou fazendo voluntariado numa intituição mais simples pros padrões daqui, mas todos os velhinhos são tratados com dignidade, os funcionários são alertados a denunciar casos de abuso e desrespeito e são feitas reuniões periodicas com a equipe de enfermagem e a familia do residente.
  Aprendi no curso e nos voluntariados principalmente a não julgar, muitas familias colocam seus idosos nas casas de repouso não por que querem, mas sim porque precisam, por que a única alternativa ou a mais segura é essa, aqui na grande maioria das familias, pai e mãe trabalham, e sustentam seus filhos até o final dos estudos muitas vezes, um idoso sozinho em casa é um perigo muito maior do que se imagina, principalmente se já apresenta sinais de Alzheimer ou algum tipo de demência.
  O professor nos deu uma lista de filmes que tratam de vários assuntos que envolvem o cotidiano de quem trabalha com idosos, como esquizofrenia, esclerose multipla, processo de envelhecimento, morte e luta pela vida. Aqui estão alguns que assisti e adorei, vale a pena conferir:
  • A beautiful Mind - Uma mente brilhante (surpreendente, tema: esquizofrenia)
  • The bucket list - Antes de partir (pacientes com câncer terminal resolvem viver a vida e realizar todos os seus últimos desejos, emocionante)
  • Cast away - Náufrago (um sobrevivente de acidente de avião fica isolado numa ilha e sofre de solidão e demência)
  • Awakenings - Tempo de despertar (médico que estuda o medicamento L-Dopa consegue despertar pacientes em estado adormecido, que querem voltar a viver e recuperar o tempo perdido, um dos mais interessantes da lista)
  Também constam clássicos, como Rain Man e Tomates verdes fritos, e alguns que eu não vi mas foram muito indicados por colegas são: Something the lord made - Quase Deuses, the Notebook - Diário de uma paixão,  e I am Sam - Uma lição de amor.


  Bem, já que acabou o verão, só me resta trabalhar hehe, voltar a rotina e estudar muito pra fazer a prova nacional e conseguir meu certificado de PSW, depois é conseguir um emprego e me dedicar e cuidar dos meus futuros pacientes, uma missão nobre e difícil. O segundo passo é o curso de Recreational Therapist, aprender a lidar com a parte recreacional e ocupar o tempo deles com atividades, mas isso já é assunto pra outro post.
  Pra vocês do Brasil, bom início de primavera, aqui as folhas já começaram a cair, ai ai...

  

6 comentários:

Paula Clay Designer disse...

Muito legal! Adorei! Então, soh me resta dizer... siga em frente!Sua nova profissão é muito nobre! Deus te abençoe!
Beijão<<<<

Dany disse...

Adorei Dri, você como sempre irreverante, atual e super antenada...vou anotar as dicas...beijos....enjoy it!!!

MARDEN BASTOS disse...

Ei Adriana, super legal a sua virada de página e busca de um novo caminho. Todo imigrante deve estar preparado para a necessidade de uma atitude como a sua. Voltar a estudar e se redescobrir dentro de uma nova profissão. Espero que as férias tenham lhe recarregado as baterias para a sua etapa final. Boa sorte nas provas finais e no exame de certificação. Um abraço!

Nori/Vera disse...

FoRealmente é surpreendente como nossa intuição não falha ao nos encontrar-mos com "anjos" travestidos de seres humanos. É o que penso de Alex, Adriana e Aninha...o famoso trio AAA do Canadá...Fiquei emocionado ao ler o que foi postado pelo Alex e Adriana, e sentimo-nos priveligiados eu (Nori-Pai da Paloma) e Vera (mãe) em ter amigos tão lucidos e brilhantes.
Um beijo no coraçao.

Vera/Nori disse...

Retificando acima

Nori/Vera disse...
Realmente é surpreendente como nossa intuição não falha ao encontrarmo-nos com "anjos" travestidos de seres humanos. É o que penso de Alex, Adriana e Aninha...o famoso trio AAA do Canadá...Fiquei emocionado ao ler o que foi postado pelo Alex e Adriana, e sentimo-nos priveligiados eu (Nori-Pai da Paloma) e Vera (mãe) em ter amigos tão lucidos e brilhantes.
Um beijo no coraçao

Anônimo disse...

Oi Adriana. Quero te agradecer pelo post onde o Alex fala sobre profissao. Foi muito bom ler este tema. Sabe, eu moro nos EUA a quase 7 anos e nunca consegui entender por que as pessoas nao se dedicam tanto ao trabalho que fazem, e o mais importante porque elas tem tanta pressa de ir embora. Olha muito obrigada! Durante todo esse tempo aqui eu martelava minha cabeca, parecia que a empresa nao valorizava o que eu fazia e eu so consegui entender isso hoje, lendo o que voce escreveu. Muitissimo obrigada! E gostaria de dizer tambem que tem algo que compartilhamos, que e o Amor Pelos Idosos, eles sao tao frageis, precisam tanto de atencao e compreensao. . .nao e muito coisa. As vezes uma conversinha de 15 minutos, uma bacia com agua quente, um poucos de sais para relaxar os pes e tirar um pouco a "dorzinha" das juntas, sempre ouvindo algum bom conselho que eles tenham pra te dar ou alguma fase boa do passado deles. . .Querida, essas coisas para eles, nao tem preco! Um abracao e sucesso na sua nova profissao! Dilva Guy