Mais um verão no Canadá! Dois meses de férias e muito calor.
As familias viajam ou para o país de origem, ou para o interior, curtir os lagos e os Cottages, as modestas cabanas geralmente de madeira, no estilo rural, que enfeitam a paisagem verde e acolhedora.
Mas e pra quem fica? O que fazem os pais que precisam trabalhar e não tem onde deixar os seus rebentos? Matriculam os pimpolhos nos programas de summer camp, claro!
Os summer camps são oferecidos por escolas e instituições públicas, geralmente programas de 1 semana, em que você inscreve seu filho para fazer atividades com monitores, geralmente voluntários, e se relacionar com outras crianças. As atividades são jogos, esportes e brincadeiras nas piscinas públicas, que aqui é sempre muito bem limpa e cuidada.
Essa semana a Aninha começou um programa de uma semana numa escola bem próxima, eu busco ela a pé, e a gente volta conversando e catando florzinhas.
Matriculamos ela em alguns programas, pra ela ficar ocupada nas férias, uma semana numa escola, na outra semana folga e diversão em casa, depois uma semana no programa da biblioteca pública e assim vai indo até chegar Setembro.
Não pude deixar de lembrar do primeiro Summer Camp que ela participou ano passado.
De manhã, deixamos nossa menininha nas mãos de uma monitora e explicamos que ela não falava Inglês, a moça sorriu: "Nice! No problem!"
Saímos de lá cabisbaixos, com a terrível sensação de que haviamos atirado nossa filha aos leões. Como ela iria se comunicar? E se sentisse sede? Fome? Vontade de fazer xixi?
Foi um dia muito longo pra mim, e quando finalmente chegou as 4 da tarde, fomos buscá-la com o coração na mão, e cheios de curiosidades.
A resposta não poderia ter sido mais positiva, ocorreu tudo bem! Naquela semana a Aninha até ensinou alguns amiguinhos a contar até 10 e o nome de alguns animais em Português, as monitoras adoraram ela!
Existem Summer Camps de várias atividades, com horários bem flexiveis, integral ou meio periodo, e cada cidade tem seu programa específico, procure no site da prefeitura da sua cidade.
Pra quem mora em Toronto, o site é: http://www.toronto.ca/parks/torontofun/index.htm
Bem, como agora moramos em Markham, nós pesquisamos em:
Aliás, falando em Markham, muito pouca gente conhece essa pacata e linda cidade da GTA (Greater Toronto Area). Ela é do ladinho de Toronto, mas tem um ritmo bem mais calmo e consegue ser mais arborizada que a capital.
Aguardem fotos e posts dessa pitoresca cidade logo mais por aqui, afinal, eu também estou de férias, e tempo é o que não me falta pra escrever no blog!
3 comentários:
Oi Adriana!!
Como nao poderiam gostar da Aninha? uma menininha tao meiga, carinhosa e amavel? Nos nos apaixonamos por ela... felicidades de todo coracao!!
Vera e Norival....
Adorei isso. Estou com um problema semelhante. Meus filhos de férias e nada pra fazer em Goiânia-GO
Abraço
dOsCunha
Oi Adriana,
Eu trabalho em Markham! Highway 7 com Rodick Road! Mas ainda não conheço tão bem a parte residencial da cidade. Meu restaurante preferido é o Louis Kouzina, de comida grega na Woodbine - BBB!
bjo
Postar um comentário