28 de janeiro de 2011

Frio + Pouca Roupa = Gripe

[COMO+SE+DIZ+NARIZ+ESCORRENDO+EM+INGLES.jpg]
  Pois é!!! É claro que iria acontecer!!!
  Mais cedo ou mais tarde ela sempre chega com o frio, não dá pra evitar a gripe. E que gripe!
  Fiquei quase duas semanas que nem um quiabo, atirada na cama, e quando melhorava, ia pra escola e tossia que nem cachorro, atrapalhando todo mundo. Daí eu sutilmente me retirava da sala de aula e me acabava no banheiro de tanto tossir, e voltava pra casa pra tossir com privacidade.
  Puxa, tomamos a vacina da gripe, vitamina C, alimentação boa e mesmo assim não tem jeito???
  Não, não tem jeito... conversando com brasileiros que já estão aqui a algum tempo a resposta é a mesma: "Faz parte da adaptação". Mas precisa durar tanto tempo assim???
Até pensei: Será que não coloquei roupa o suficiente? Mas então...
O QUE DEVO VESTIR???

  Em primeiríssimo lugar: Gorro! Sim, gorro. Perca a vergonha de usá-lo.
  Uma pessoa perde cerca de 60% do calor pela cabeça. De nada adianta a sua bota ser quentinha e seu casaco com forro triplo se vc deixou o cucuruto de fora.
  Sabe aquele modelo estilo Chaves? Melhor ainda! Todo mundo usa e ninguém acha feio, eu até faço sucesso com o meu, todo mundo gosta e pergunta onde comprei. Tô chique!!!
  Protetor de orelha pra quem não tem a touca do Chaves também é uma boa! nessa foto estou vestindo um infantil, mas tem vários modelos mais discretos e nem tanto.
  Bem, depois vem cachecol, luvas, um bom casaco e botas impermeáveis, e antes do jeans vale colocar uma calça de pijama, uma meia calça ou até uma ceroula, kkk que nem a vovó fazia, que mal tem? ninguém tá vendo e garanto que a maioria faz isso. O pateta pelo menos fica uma gracinha de ceroula!
  Esse modelo dos botões na poupança existe nas lojas daqui, mas a gente comprou um que parece calça mesmo, também não vamos avacalhar tanto né?
  Todo mundo quentinho agora então? Que bom! Porque ainda estamos em janeiro, e tem muito mais frio em fevereiro chegando por ai, BRRRR!!!



24 de janeiro de 2011

Iglu doce Iglu!!!

 
  Estou passando pelo inverno mais frio da minha vida até agora!
  Claro que ainda estou na flor da idade e muita água ainda vai rolar, mas como esse é o primeiro inverno aqui nas terras geladas, ele está sendo muito especial, e nem tão agradável assim, mas muuuito diferente dos invernos lá no Rio grande do Sul.
  Lá em Porto Alegre, 1Cº é um frio de "renguear cusco" como dizem os gaúchos(tradução: frio de renguear cusco = frio tão intenso que pode deixar um cachorro mancando), mas aqui 1Cº é considerado um dia agradável, pois o canadense enfrenta temperaturas negativas o inverno inteiro.
  A diferença é que aqui existe um sistema de calefação muito eficiente, você não sente o frio quando está em casa, no shopping ou no trabalho, por isso que é suportável viver com temperaturas de - 20Cº, como foi ontem e hoje.
  SIM!!! MENOS VINTE GRAUS!!! E sensação térmica menor ainda.
  Não sei muito bem como isso é calculado, mas tem muita diferença na temperatura se tem vento. Nooossa, como tem! Imagina -20Cº com uma refrescante brisa soprando no seu rosto, AI QUE DIIIILÍCIA!!!
  Enfim, colocando na balança, prefiro o inverno daqui, mesmo no inverno de São Paulo vc sente frio em casa por causa da umidade, e aqui nunca precisei usar casaco quando estou assistindo televisão.
  Mas o verão... Ah o verão brasileiro... Ainda bem que quando aqui é inverno aí é verão, assim eu consigo escapar do frio nas próximas férias de fim de ano. Mas não escapar o inverno inteiro, pois o frio tem o seu charme, e eu estou aprendendo a esquiar, hehehe!
Natal em Blue Mountain, nossa segunda tentativa no esqui
Aninha curtindo a neve
Me aguardem, eu tô aprendendo!!! UHUUU!!!

18 de janeiro de 2011

Quem não tem areia, caça com neve!

  Olha só o Domingão de sol que fez em Toronto, dava quase pra colocar biquini UHHUUUUU!!!!! Quem precisa de praia???  :-( 
Clique nas fotos para ampliar:
Alex, Aninha e a amiguinha Melanie, e a sombra da fotógrafa profissional aqui!
  A Aninha tava louca pra usar o carrinho de neve que o Alex comprou, então a gente foi visitar uma amiga e pedir emprestado os morrinhos que tem perto da casa dela, como estava uma agradável brisa de -8 graus, a gente não conseguiu ficar muito tempo, mas já foi o suficiente pra curtir a diversão da molecada canadense, o tobogging, que nada mais é do que pegar uma prancha, ou alguma coisa que deslize, ir até um morro de neve e ir deslizando, tão simples e gelado assim. 
  Minha filha adorou, mas cansou rapidinho, e o Alex gastou energia com as meninas:
Ops! Papai caiu...
Olha que lindas!

Esse morro era um pouco maior
 
Tinha que ter fôlego pra subir, UFA!

  Viu como é fácil se divertir por aqui?
  Difícil é aguentar o frio, mas já estamos pegando o jeitinho canadense de ser!

15 de janeiro de 2011

A saga dos patinhos

  Já comentei no blog sobre os patinhos que eu vejo todo dia quando vou pro curso, né?
  Estou apaixonada por eles, são dignos de serem observados todos os dias, pois estão lá, firmes e fortes, enfrentando temperatura negativa, vento e neve, e parece que nada os atinge nessa batalha contra o inverno.
  O córrego congelou, a neve caiu por cima, e só nas bordas a água ainda corre. Eles conseguem nadar e procuram comida normalmente.
  Eu achava que todos os animais migravam nessa época, e os poucos que ficavam, hibernavam, mas não. Já vi patos, pombinhas e esquilos, aliás, no desenho do pica pau os esquilos hibernam também, aqui não, eles só ficam mais escondidos, se vê com menos frequência, mas sempre vejo alguns correndo de uma árvore pra outra, e eu imaginava eles quentinhos comendo pipoca, como nos desenhos, rsrsrs.
  Nessa foto aparece um pato no meio da neve se aconchegando, como se ela fosse a coisa mais quentinha do mundo:

Clique nas fotos para ampliar, esse ponto preto na neve é o pato.

Aí estão eles nadando, na vidinha mais ou menos de sempre!
  Só sobrou essa frestinha pra eles nadarem, ô dó!!!
  Aliás, pior que ser pato, só sendo pinguim mesmo, já assistiram A marcha dos pinguins? É um documentário francês belíssimo e tristíssimo (que palavra estranha...) sobre a vida dos pinguins, e tudo o que eles sofrem para se reproduzir e sobreviver na Antártica.
  Pra quem não gosta de ler legenda, ele está muito bem dublado por Patricia Pillar e Antônio Fagundes, fez muito sucesso em 2005/2006.

 
Depois de assistir o trailler, até achei que os patinhos tem sorte de serem patos, não acham?



14 de janeiro de 2011

Pro dia nascer feliz!!!!

  Hoje de manhã tive uma surpresa linda no meu email!!!  
  Estava eu, tão tristinha e resfriada, quando de repente me deparo com esse sorriso:
  Pronto! Melhorei na hora!
  Nada melhor que o sorriso de uma criança pra fazer o seu dia mais feliz!
  Essa coisinha fofa é o Pedro, filho da minha querida amiga Erika. Quase que não vejo esse menino nascer, minha amiga foi pra maternidade uma semana antes de irmos embora.
  Mas... UFA!!! Deu tudo certo, consegui vê-lo no colinho da mamãe, e hoje acompanho seu crescimento virtualmente, mas logo aperto essas bochechas bem de pertinho.
  Aos meus queridos amigos, parabéns pela grande missão de serem pais desse anjinho, o Pedro é feliz por que vocês, Alexandre e Erika, são pais felizes, e saberão guiá-lo sempre no melhor caminho.
  Fala sério... Ser mãe é bom demais!
  Aliás, a verdadeira beleza vem de dentro, do útero, especificamente...
  É LINDO SER MÃE!

12 de janeiro de 2011

Le premier mot

  Ontem a minha filha me deu um presente lindo, algo que ela nem imagina o quão importante é pra nós, falou expontaneamente sua primeira palavra em francês.
  - Mamãe, eu vou lá buscar as bonecas e você me espera aqui, d'accord?
  Eu achei muito engraçado, e pedi pra ela repetir. Ela começou a frase toda de novo e eu falei: - Não filha, só a úlitma palavra, você falou em francês!
  - É, acho que estou aprendendo a falar em francês...

Foto com a câmera de brinquedo que ganhou do papai.
  Isso é tudo que mais queriamos!!!!!
  No Brasil, quem tem inglês fluente, tem algo a mais, mas aqui não. Falar inglês nada mais é do que sua obrigação, e é aí que entra o francês...
  A gente achava antes que todos no Canada falavam as duas linguas, mas não. Muita gente desperdiça a oportunidade por desinteresse ou por achar que o inglês é suficiente, e a carência de profissionais bilingue é grande.
  Sem falar na beleza da lingua francesa, né gente? Sou apaixonada de carteirinha e se tudo der certo volto meus estudos ainda esse ano. Escuto músicas e assisto filmes em francês sempre que posso, até hoje tenho o hábito de ligar a televisão na TV5, às vezes não entendo bulhufas, mas soa tão lindo... até os palavrões são lindos, mas não vou colocá-los aqui, rsrsrs.
  Vamos terminar o post hoje com o nosso querido Pequeno Principe então:

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisivel aos olhos."
  Oui c'est vrai, Antoine de Saint- Exupéry!

7 de janeiro de 2011

A neve

  A maior curiosidade de quem vai morar num lugar frio é saber como é a neve, e realmente ela supera todas as expectativas pra quem vê pela primeira vez.
  No dia 31 de outubro a gente viu os primeiros flocos caindo, mas ainda não tinha acumulado nas calçadas, e no dia 5 de Dezembro, um domingo de noite, nevou muuuuito, e de dia a cidade estava mais ou menos assim:
  Essa é a calçada que me leva todo dia pra escola, eu saí que nem criança, chutando e brincando com os flocos, apreciando cada cantinho da cidade, que apesar das árvores secas e tristes, sem nenhuma folha pra balançar no vento, recebia agora esse manto branco pra encobrir a vegetação cinza, e criar um visual nada parecido com os trópicos.
  Lembrei da primeira vez que voei de avião, e vi o branquinho das nuvens, parece que a gente fica um pouquinho mais perto de Deus, e ver a neve é uma sensação de paz semelhante, tudo fica tão calminho... deve ser o frio.
  Do lado direito da foto da pra ver uma cerca, lá em baixo tem um córrego, dois dias depois de tirar essa foto, ele congelou, olhem os patinhos caminhando na água:

  Esses pontinhos em cima do gelo são eles, dá uma peninha, mas eles estão lá todo dia, esperando as árvores secas criarem folhas e flores de novo, vou por na primavera uma foto deles felizes nadando na água quentinha, e vcs verão que diferença de paisagem.
  Então tá gente, pra quem tá no Brasil, cercado de Sol, Calor, Verão, Churrasco e Caipirinha, quem precisa disso pra viver, se pode comer neve a hora que quiser?
Eu nem queria mesmo!!!!!!

  A propósito, a neve tem gosto de raspadinha feita com água de torneira, parecido com o gosto daquele gelo que tinha nas geladeiras antigas, que tinha que degelar, lembram?
 Ah tá... nunca ajudou a mamãe e comeu um gelinho escondido? Credo, que infância triste!!!!


4 de janeiro de 2011

E tudo voltou ao normal

  Pois é, chega de festas e festas, agora é hora de voltar a estudar com todo gás, já fiquei uma semana em Quebec de pernas pro ar, literalmente, quando tentei esquiar, e mais duas semanas sem aula, agora chega, preciso produzir, hehe.
  Hoje começou meu level 6 na escola, já vi que a professora adora puxar papo e vou ter que prender a vergonha e soltar o gogó, os próximos 3 meses é falar e escrever muito, nada melhor pra praticar e aprender a lingua.
  Já falei que sou apaixonada pelo mix de povos daqui de Toronto, não tenho grana pra conhecer o mundo todo, mas já conheço gente de país que nem sabia que existia.
  Essa é uma foto da minha turma no final do level 5, eu, de cabelo comprido ainda, estou no meio da professora e da minha colega da Tailândia, os outros colegas são da China, Coréia, Russia, Polônia e outros países pequenos da Europa, nunca lembro o nome de todos e seus respectivos países, esses são metade da turma, os outros são os "party poopers" que não apareceram, rsrsrs, palavras da professora!!!
  Descobri na aula de hoje que não fui só eu que passei o Natal e Ano Novo pendurada na internet tentando falar com familia e amigos pelo Skype, todo mundo fez a mesma coisa, uma colega da Russia tomou Champanhe as 4 da tarde daqui só pra brindar virtualmente com os amigos do seu país, 8 horas de diferença, Canada e Brasil pelo menos é só 3horas.
  É, vida de imigrante não é fácil, mas pode ser bem divertida.
  OBRIGADA MEU DEUS PELA INTERNET!!!!!!

1 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

  Quanta coisa pode acontecer em 1 ano! Pessoas nascem e morrem, partem e chegam, entram e saem das nossas vidas.
  A vida nos dá o roteiro, mas a gente decide como executá-lo e qual será o final da história.
  Mas o que é destino e o que é escolha? Até que ponto foi nossa culpa ou nosso mérito? Nunca entendi esse tal de livre arbítrio, enfim...

  Nosso 2010 começou maravilhoso, passamos Natal e Ano Novo com as familias, e eu já estava me liberando de tudo que me prendia no Brasil, dia 17/12/2009 foi meu último dia na escola, e eu me sentia tão livre, leve e esperançosa, aguardando a grande viagem de minha vida.
  Em março vendemos nosso apartamento, nosso primeiro e pequeno lar de 50m², onde fomos imensamente felizes, muito mais que os limites daquelas paredes. Não vendemos só um espaço, vendemos lembranças também, trouxemos o que foi possivel no pc, na memória e no coração, mas um pouco sempre fica. Que os novos proprietários sejam muito mais felizes ainda!
  Vivi quase 3 meses num hotel meu momento "madame" ou "patricinha", onde a minha preocupação era pensar no que fazer com a Aninha no dia, academia ou parque? ou quem sabe pegar o trem e fazer um passeio diferente, ou simplesmente tomar um sorvetinho no shopping, ôh vida boa!!!! Mas eu queria mais, queria meu tão esperado recomeço.
  Tive que voltar pra Porto Alegre, e ficar um pouco com minha mãe, ajudá-la um pouquinho a reconstruir a vida. Minha avó nos deixou em abril, pegou todo mundo de surpresa, deve finalmente ter reencontrado todos que lhe faziam tanta falta, 87 anos bem vividos, esteja em paz.
  Cinco de junho de 2010, que frio na barriga, o tão esperado dia!!!
  A semana anterior foi terrível pra mim, cada dia me despedindo de um amigo especial, e no aeroporto mais choro, passa várias vezes pela cabeça se a gente está fazendo o certo, e as vezes eu queria era ficar, e dizer pra todo mundo: Brincadeirinha, a gente nem queria ir mesmo!!!!

  Mas a gente foi. Entramos no avião cheios de tristezas e alegrias, e principalmente muiiita esperança, parecia que meu ano novo começava ali.
  E desde então já se passaram quase 7 meses, o Alex começou a trabalhar, eu e a Aninha a estudar, e as feridas da saudade curando devagarinho.
  Vimos e comemos a primeira neve, passamos pelas primeiras temperaturas negativas, nossa filha nos surpreende cada vez mais com seu inglês, escutamos todos os dias as familias de imigrantes falando a sua lingua natal no elevador e nas ruas, provamos comidas diferentes, deliciosas e nem tanto, e tudo ainda é tão legal...
  Como todos vcs, também temos planos pra 2011, no dia 31/12 eu escrevo aqui contando tudinho, não vamos estragar as surpresas!
  FELIZ 2011 PARA TODOS NÓS!!!!!!!!!